Mantenedora

Quem somos

O Instituto Cooperar Brasil é uma Associação Privada sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, através da portaria (processo 08084.003851/2019-51) publicada no DOU, pelo Ministério da Justiça, nos termos da Lei nº 9.790, de 23 de março de 1999, podendo atuar em parceria com o Poder Público nos termos da mesma Lei. O Instituto Cooperar Brasil subsidia de forma própria ou por meio de parcerias com outras instituições, projetos ligados às atividades de ensino, pesquisa, extensão, desporto, meio ambiente, sustentabilidade, cultura, ciência e tecnologia, cooperando  com outras instituições da sociedade, nas áreas específicas de suas competências, prestando serviços técnicos especializados, auxiliando, gerenciando e instrumentalizando governos, autarquias, fundações na realização de seus objetivos e no cumprimento dos princípios fundamentais, que tem como maiores beneficiados àquela parcela da sociedade de excluídos e esquecidos. É mais do que uma atitude, uma mudança de atitude.

Nossa história

Criado a 09/03/2004 no Município São Fidélis, Noroeste do Estado do Rio de Janeiro pelo Presidente Fundador do Instituto Cooperar e do Conselho da WOSI&T,  Prof. Helvio Costa, juntamente com o Prof. Jorge Fernandes atual diretor de projetos e um dos vice presidentes, o Instituto Cooperar inicia suas atividades com o nome de DCIDE (Dignidade, Cidadania e Emprego) e nasce com a missão de apresentar uma proposta que vai além da indignação, pela constatação do descumprimento dos princípios fundamentais constitucionais, dentre eles, dignidade, cidadania e emprego. Uma proposta capaz de atrair a sociedade civil na direção de um projeto no qual possa depositar suas esperanças de acesso à saúde, educação, esporte, dentre outras garantias constitucionais apresentando-se como um ente cooperador, atuando ativamente para a construção de uma ponte entre o indivíduo e as políticas públicas. O Instituto tem o ápice de sua atuação com o novo modelo de gestão concebido após parceria com a WOSI&T e BBGI Investments.

Nossa Missão

O Instituto Cooperar, tem como missão, incluir pessoas em vulnerabilidade, insegurança alimentar ou qualquer outro tipo de exclusão. Transformando-as em indivíduos plenos em direitos e obrigações, capazes de contribuir para o crescimento do País. Estando essa missão plenamente alinhada com o objetivo da ONU para transformar o mundo, “Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares”.

Nossa Visão

Despertar na sociedade um sentimento mais solidário onde todos busquem cooperar de forma ativa na promoção dos princípios fundamentais do País.  Uma iniciativa que propõe um novo modelo de relação entre Indivíduos, Estado e Empresas”. Modelo no qual o Estado não seja somente eles, um modelo onde o Estado sejamos NÓS.